FORTALEZA
BUSCA POR SERVIÇOS
Ver todos

INSTITUCIONAL > ARTIGOS

Dicas de cuidado para o barulho dos fogos com os animais!

O seu animal de estimação não gosta do barulho dos fogos. Ele sente medo e pânico. Veja algumas dicas para lidar com essa situação de uma maneira segura.

Por Equipe Focinhos - 31 de dezembro de 2016

Com o virada do ano se aproximando o momento mais esperado por muitos é a queima de fogos. Infelizmente, além da beleza, os fogos de artifício fazem muito barulho, o que incomoda demais os animais de estimação, seja aqueles que estão na ruas, seja aqueles que estão no conforto de suas casas.

 

O ouvido dos cães e gatos é muito mais sensível que os nossos para os barulhos, e esse momento de alegria e felicidade pode se tornar um terror para eles, com muito medo, aflição e pânico. Afinal, eles não sabem o que realmente está acontecendo. Na hora do nervosismo, muitos animais acabam se escondendo, fugindo de casa (correndo o risco de serem atropelados), roendo móveis e outros objetos e, em alguns casos mais graves, podem até sofrer uma parada cardíaca e falecer.

 

NSF_815x300

 

Para que isso não aconteça com o seu melhor amigo e outros animais, separamos algumas dicas para lidar com a situação da melhor e mais segura maneira possível.

 

1. Acostume o seu animal com barulhos: se você vive em um ambiente muito silencioso, o seu animal de estimação estará acostumado a lidar com pouco barulho. Por isso, acostume-o com um pouco mais de barulho para que ele não sinta tanto estranhamento na hora dos fogos. Utilizar um CD ou até a própria televisão com um volume mais alto já pode te ajudar nessa tarefa.

 

2. Prepare um cantinho especial: muito provavelmente o seu animalzinho vai querer se esconder na hora do barulho dos fogos. Sabendo disso, já deixe preparado um local em sua casa que seja seguro e que ele não consiga escutar com tanta clareza o barulho que vem da rua. Neste local, coloque brinquedos que ele gosta e cubra com panos que ele já está acostumado com o cheiro. Assim, ele irá se sentir mais seguro e protegido.

 

3. Faça outros barulhos na casa: na hora dos fogos, tente abafar o som com outros barulhos que são mais conhecidos do seu animal, como o som do ventilador, da televisão ou do rádio.

 

4. Mantenha as janelas fechadas: na hora da virada, feche as janelas e deixe o seu animalzinho ficar dentro de casa. O ambiente interno vai abafar o barulho e fazer com que ele se sintam mais protegido.

 

5. Coloque um algodão no ouvido do animal: um simples algodão colocado da maneira correta pode abafar o barulho dos fogos e fazer com que o animal sinta menos medo. Tire o algodão assim que os barulhos terminarem.

 

6. Fique perto do seu animal: a presença de uma pessoa que ele ama e confia é essencial! Não abandone o seu animalzinho nesse momento de medo e aflição.

 

Outra dica importante: aos soltar fogos de artifício, prefira aqueles que não fazem barulho ao explodir. Existem muitos modelos no mercado que são apenas coloridos, e lindos! Todos os animais agradecem o seu carinho e o céu ficará lindo e iluminado para a chegada de mais um ano!

 

Nossa equipe deseja a todos os animais e papais um excelente 2017!

COMENTÁRIOS

FOCINHOS NAS REDES

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à focinhosurbanos.com.br