FORTALEZA
BUSCA POR SERVIÇOS
Ver todos

INSTITUCIONAL > ARTIGOS

Dicas para cuidar dos pelos do seu gato!

A escovação é essencial para a manutenção da beleza e da saúde do seu gatinho. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!

Por Equipe Focinhos - 16 de julho de 2017

Os gatos são animais caseiros e mais reservados que os cães, mas não é por causa disso que eles não exigem uma série de cuidados especiais, principalmente com a aparência. Escovar o pelo do gato é uma tarefas simples, mas essencial para a manutenção da beleza e principalmente da saúde do animal. É preciso ter uma atenção ainda maior com os gatos de pelo longo, pois eles tem ainda mais facilidade de sofrer com problemas de bolas de pelo, por exemplo.

 

cuidados-pelos-gatos

 

Listamos abaixo algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

 

1) Escolha a escova certa: para cada tipo de pelo (curto, médio e longo) existe um tipo de escova diferente a venda em pet shops. As escovas com cerdas macias são indicadas para gatos de pelo curto. Já para os que possuem pelagem média e longa são recomendadas as escovas de cerdas mais duras, pois são mais fáceis para desembaraçar.

 

2) Escolha a hora certa para escovar: não comece a escovar o seu gatinho do nada. Ele vai se assustar e vai associar aquele comportamento como uma coisa ameaçadora. A dica é você ganhar a confiança do animal aos poucos, deitando perto dele, fazendo carinho, começando a brincar e, devagarinho, vai escovando devagar as áreas mais fáceis. Não pressione a escova com força, pois pode machucar o animal.

 

3) Escolha o local certo para escovar: o lugar ideal para escovar os pelos do seu animal é ao ar livre. Assim, os pelos soltos vão se soltar e não se acumularão nos seus móveis. Se você morar em apartamento com varanda, este é o melhor lugar para a escovação.

 

4) Limpe sempre a escova antes de iniciar outra escovação: a higiene da escova é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e fungos no pelo do animaL. Sempre quando encerrar uma escovação, limpe a escova com um pente ou outra escova para tirar o excesso de pelos acumulados nas cerdas.

 

5) Respeite o tempo entre uma escovação e outra: para os gatinhos de pelo curto, a escovação é recomendada uma vez ao mês. Esses animais já conseguem se livrar dos pelos mortos com a própria lambida. Já para os animais de pelo médio, a escovação é recomendada pelo menos de duas em duas semanas. Os gatos de pelo longo devem ser escovados dia sim, dia não. É um processo mais trabalhoso, porém extremamente necessário para a manutenção da saúde e do bem estar.

 

Sempre que tiver alguma dúvida sobre como cuidar bem da saúde e dos pelos do seu animalzinho, procure um médico veterinário de sua confiança.

COMENTÁRIOS

FOCINHOS NAS REDES

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à focinhosurbanos.com.br