FORTALEZA
BUSCA POR SERVIÇOS
Ver todos

COLUNISTAS >

Adotou um gatinho? Saiba as primeiras vacinas!

Veja como deverá ser o esquema de vacinação do seu gatinho filhote e tire as suas principais dúvidas!

Por - 8 de junho de 2015

Você adotou um novo amigo felino e está meio perdido sobre as primeiras vacinas que ele vai precisar receber? Vamos lá!

A vacinação é muito importante para assegurar uma boa saúde ao seu animal, principalmente no primeiro ano de vida. Por isso, essa etapa não deve ser negligenciada! Existem vacinas que protegem contra as doenças virais, que podem ser muito graves e causar até a morte, e aquela vacina que protege contra a raiva, uma importante zoonose.

gatos-primeiras-vacinas

As opções de vacinas são: a tríplice, que protege contra 3 doenças (rinotraqueite, panleucopenia e calicivirose), a quádrupla, que protege contra as mesmas 3 doenças anteriores e mais a clamidiose felina e a quíntupla, que protege contra todas as 4 doenças anteriores e mais a leucemia felina. Somente um veterinário poderá decidir qual das 3 vacinas melhor se encaixa no perfil do seu gatinho, por isso é importante uma consulta inicial. Além dessas, existe a vacina de raiva, que deverá ser aplicada logo após o esquema de vacinação das vacinas virais.

O esquema poderá ser iniciado entre 45 e 60 dias de vida do felino, sendo que, com essa idade, ele irá receber a primeira dose da vacina viral. Após 21 dias, a segunda dose. Somente após esse esquema receberá a vacina de raiva. A depender do estilo de vida do animal, o veterinário poderá optar por aplicar 3 doses da vacina viral ao invés de 2, porém isso será decisão do profissional. O reforço das vacinas deverá ser feito anualmente.

Atenção: um animal só pode ser vacinado se estiver perfeitamente saudável, devendo portando passar por uma avaliação profissional. Nunca vacine um animal debilitado ou com saúde duvidosa, pois isso acarretará em graves consequências. Cuide bem do seu bichano!

 

SOBRE O COLUNISTA

dra-raquel-garcia

Médica veterinária formada pela Ufersa. Possui atualização em clínica médica de felinos. Realizou pesquisas com castração pediátrica em felinos domésticos. Sócia da Pró-Vida Animal clínica veterinária.

Ver todas as suas publicações

 

COMENTÁRIOS

FOCINHOS NAS REDES

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à focinhosurbanos.com.br