Animais de estimação: os benefícios para o desenvolvimento das crianças

Talvez um dos grandes sinônimos à animais de estimação seja: Companheiros!

Companheiros nas brincadeiras, nos carinhos, nos momentos de alegrias e de dores, nas confidências – eles conseguem se fazer presente, encher de amor os corações dos humaninhos e ainda ensinar sobre a vida.

animais de estimação crianças

Para o desenvolvimento infantil, esses companheirinhos podem influenciar muito, principalmente através das brincadeiras – que é a forma que as crianças mais aprendem: experienciando.

Então, ter um doguinho ou gatinho em casa pode ser oportunidade de, através de atividades simples, como alimentar, passear e limpar, ensinar as crianças a desenvolver o senso de responsabilidade, respeito e cuidado consigo e com o próximo.

Os animais de estimação também podem contribuir, e muito, no desenvolvimento emocional de seus humaninhos. Isso porque a convivência com eles estimula as interações sociais, a empatia, a interpretação de sentimentos do outro e até a lidar com situações mais complexas e desconfortáveis de falar e elaborar sobre a vida, como acidentes, luto e reprodução. Veja este post que fala um pouco mais sobre o luto pet!

Por fim, as experiências com pets desde a infância podem contribuir nas elaborações das situações da vida e consequentemente na saúde emocional e mental dos seres humanos. 

Você tem alguma boa história da sua infância com seu Pet? Conta pra gente em nossas redes sociais!

Ranielly Rangel

CRP 11/09181 – Psicóloga Clínica. Estudiosa de temas como autocuidado , autoconhecimento e feminino. Pós-graduada em Clínica Psicanalítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *