Chocolate: um doce veneno para os animais

O chocolate é uma paixão mundial, porém para nossos amigos de quatro patas pode ser um perigo à vida. As sementes de cacau, que dão origem ao chocolate, possuem algumas substâncias que são tóxicas aos cães e gatos. As principais são a Teobromina, Teofilina e até mesmo a Cafeína.

chocolate-intoxicacao-focinhos-urbanos

Então, em termos de chocolate, aqueles com o maior teor de cacau são os mais perigosos, pois terão uma maior concentração dessas substâncias. Por outro lado, quanto maior o teor de gordura do chocolate, menor a concentração dessas substâncias, como no caso do chocolate branco, sendo esse um pouco menos nocivo à saúde dos nossos animais. Outras fontes que podem conter essas substâncias são alguns chás, café, bebidas à base de cola, coco, guaraná e até mesmo alguns medicamentos.

Quando os animais ingerem chocolate e se intoxicam, irão apresentar vários sinais que se iniciam de 6 a 12 horas após a ingestão, tais como vômitos e diarréias em casos mais leves. Já em casos mais graves, temos efeitos no coração como o aumento da frequência cardíaca, aumento da força dos batimentos cardíacos podendo causar arritmias e parada cardíaca, ligeiro aumento da pressão arterial, nervosismo, inquietude, insônia, tremores, convulsões, aumento da temperatura e insuficiência respiratória, podendo levar à morte. Então cuidado e atenção a esses sintomas, já que essas substâncias ficam no organismo dos cães por até 6 dias!

Normalmente, cães filhotes são os mais afetados por comerem grande quantidade de substâncias estranhas sem que os donos percebam. Cerca de 63 gramas de chocolate ao leite por quilograma de peso do animal é potencialmente letal, ou seja, para um cão de 5 quilos apenas 315 gramas de chocolate podem levar nosso amiguinho à morte.

Dito isto, é importante evitar que nossos pets ingiram as comidas e bebidas ditas acima, em especial durante a páscoa! Em qualquer sinal de ingestão de chocolate, leve nossos amigos peludos ao médico veterinário pois só ele poderá cuidar do seu bichinho. O chocolate é uma delícia de matar, principalmente para nossos animais.