Meu gatinho está fazendo xixi fora da caixinha de areia. O que fazer?

Os gatinhos são seres muito limpos e normalmente conseguem usar a caixa de areia para as necessidades fisiológicas. E os tutores de gatos não tem a necessidade de ensinar, pois, na maioria das vezes, é só colocar a caixa de areia e eles acertam.

Dessa forma, isso se torna uma das maiores dúvidas dos clientes: “a maioria acerta, justo o meu faz errado?”

Acontece que ele não erra porque não sabe fazer na caixa, e sim porque tem algo que está incomodando o felino . Portanto, temos que avaliar e entender o motivo deste comportamento, pois existem diversas razões para que isso aconteça.

Normalmente, os bichanos enterram suas fezes e xixi para proteção contra predadores e presas naturais, escondendo seu cheiro e pistas de sua localização, é um comportamento que vem da natureza de seus ancestrais e até os filhotes fazem isso com maestria.

Se ele está fazendo diferente disso e errando o local correto, eles precisam de ajuda para ajustar esse comportamento.

Sempre indico, em primeiro lugar, verificar se pode ser algum problema fisiológico. Portanto, um check up no veterinário poderá identificar se existe algum problema de saúde com seu pet, tais como: infecção urinária, cálculos na bexiga, cistites, entre outros. A dificuldade ou dor para urinar pode fazer o gato não acertar a caixa de areia.

Eliminando qualquer problema fisiológico, partimos para analisar a parte comportamental para ajudar nesta questão.

O felino pode querer mostrar que está insatisfeito com alguma outra coisa e para se comunicar faz o xixi errado, então devemos analisar a qualidade de vida e se suas necessidades de bem estar estão sendo supridas regularmente.

As principais necessidades para o bem estar do gato são:

– segurança;

– locais confortáveis para comer, brincar, descansar, beber água e observar o mundo;

-diversão;

– interação social com humanos;

– estímulo olfativo.

Então se o felino erra o xixi, ele pode estar tentando se comunicar, indicando que alguma ou mais dessas necessidades não estão sendo supridas de acordo.

Um xixi para demarcação de território normalmente sai em esguicho para cima e um xixi errado por outro motivo é feito no outro local agachado e o gato pode até tentar enterrar. Sabendo qual o tipo de xixi, podemos identificar, mais facilmente, as causas do comportamento.

Quando existem outros animais na região ou chega um novo pet ou humano para morar na mesma casa, o gato, talvez, queira proteger seu território, então começa a fazer o xixi nos lugares onde ele passa e perto de onde os outros possam sentir o cheiro e se afastar.

Gatos são territorialistas, se acostumam com rotinas e lugares, dessa forma, mudanças de ambientes para eles podem ser estressantes e eles precisam de algum tempo para se adaptar neste novo local e por não estarem acostumados ainda, pode ocorrer o erro.

O felino pode estar inseguro no ambiente, por medo de pessoas ou outros animais e não se sente confortável em ir até caixa de areia. Então é legal observar o local onde está a caixa de areia, para verificar se o gato se sente bem em chegar e ficar ali num momento mais desprotegido, sem ficar em passagens ou acuado.

A limpeza e formato da caixa também podem influenciar no motivo da não utilização da caixa. Todos os dias as fezes devem ser retiradas, e a limpeza da caixa precisa ser efetuada regularmente. A caixa precisa ter tamanho adequado para que o bichano possa se mover e girar dentro dela, para ter conforto na hora de usar. Também é bom analisar se é fácil a entrada e saída, porque se ele tem dificuldades para subir, permanecer ou sair, ele vai começar a preferir outros lugares.

 A quantidade de caixas de areia deve ser uma para cada gato mais uma caixa, para que cada um tenha seu espaço individual e uma outra opção. Tem felino que não gosta de dividir sua caixa de areia e não se sente confortável com outros gatos usando seu banheirinho e decide não usar mais ali.

O tipo de areia também pode influenciar no erro, por exemplo :  gatos com pelos longos não gostam de sujar seus pelos, então para este caso, a areia muito fina pode não ser adequada, pois iriam grudar nos pelos e incomodar seu pet, também pode ocorrer que o tipo de areia machuca os coxins, que são muito sensíveis.

Após a análise e descoberta dos motivos do erro do local do xixi, podemos fazer as modificações necessárias, melhorando a qualidade de vida do felino, desta forma é bem provável que os erros irão diminuir ou cessar.

Rita Vasconselos

Consultora comportamental e adestradora franqueada da Cão Cidadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *