O que eu devo saber antes de comprar um furão!

Antes de comprar um furão-doméstico (ou ferret), devemos saber que sua venda é controlada pelo IBAMA, pois só é permitida a comercialização desses animaizinhos castrados e vacinados! Isso se deve ao fato dele não ter predadores naturais no Brasil, evitando assim o risco de desequilíbrio ecológico, caso sejam soltos na natureza por alguma razão.

furao-focinhos-urbanos

Você sabia que os furões são essencialmente carnívoros? Por isso, não deve ser ofertado nenhum tipo de vegetal, frutas ou doces a eles. O ideal são as rações secas específicas para a espécie, que se não forem encontradas em pet shops na sua cidade, podem ser adquiridas pela internet. Outra opção é a ração para gatos, mas não é a ideal.

Eles podem ser criados em gaiolas, mantendo sempre a distância entre a caixinha de areia (Sim! Igualmente aos gatos) e seu local de alimentação e descanso. Diariamente devem ser soltos para brincar por algumas horas. Se habituam facilmente a rotina do dono e são excelentes animais de estimação! Podem ser criados soltos em casa, mas deve-se ter cuidado com objetos que possam causar acidentes (ex.: tomadas, móveis). Suas unhas devem ser cortadas regularmente e banhos quinzenais são recomendados, com xampu neutro ou para gatos, em água morna.

São muito ativos e curiosos, podendo esconder-se em lugares difíceis ou pegar pequenos objetos e escondê-los! Deve ser dado a eles brinquedos, preferencialmente os difíceis de serem ingeridos, proporcionar “novos desafios”, podendo fazer labirintos com canos, escadas, caixinha com bola dentro, etc.

Os ferrets podem contrair a gripe humana, precisando de cuidados veterinários e muito repouso. Anualmente, devem tomar o reforço das vacinas contra a raiva e a cinomose. Essas vacinas não são as mesmas que são administrada em cães, solicite ao seu veterinário as vacinas específicas para a espécie!

Cuide sempre da saúde física e mental do seu bichinho!