FORTALEZA
BUSCA POR SERVIÇOS
Ver todos

COLUNISTAS >

O uso da massagem para tratar cães e gatos

A massagem se utiliza de técnicas específicas para promover e restaurar a saúde de cães e gatos. Entenda mais sobre essa especialidade da medicina veterinária que ajuda o seu animal de estimação!

Por - 14 de junho de 2015

A massagem pode ser definida como a manipulação de tecidos moles do corpo. Por meio dela, e também de técnicas específicas para promover ou restaurar a saúde, é possível usar as mãos para detectar e tratar problemas nos músculos, ligamentos e tendões.

massagem-em-caes-e-gatos

Pode ser utilizada para um propósito específico e ajudar a promover mudanças físicas e fisiológicas. Segundo as técnicas, a massagem teria propriedades diferentes segundo dois critérios: pressão e velocidade.

- A lenta e superficial apresenta resultado relaxante e analgésico;

- A lenta e profunda apresenta resultado desintoxicante;

- A rápida e profunda é nutritiva e tonificante;

- A rápida e superficial é excitante do sistema nervoso.

A massagem traz benefícios imediatos ao paciente, mas usualmente leva-se algumas seções para se obter melhoras significativas em uma condição em particular. Inicialmente alivia a dor, reduz a tensão e ajuda a sedar o sistema nervoso. A massagem envolve o uso de uma série de movimentos usando as mãos, levando a efeitos sobre os tecidos.

A massagem pode ser do tipo relaxante, deslizamento, compressão, percussão, dentre outros. A massagem também pode ser realizada nos pontos de acupuntura chamada assim de acupressão.

Embora geralmente traga muitos benefícios, a massagem pode ser contraindicada em algumas patologias, como nos casos de febre por conta de infecção, hemorragias, tumores, feridas, queimaduras recentes, dentre outros.

Por se tratar de uma técnica, lembramos de que não se deve tentar fazer qualquer tipo de procedimento no animal sem a devida habilitação. Portanto, procure sempre o profissional médico veterinário especializado para tal!

 

SOBRE O COLUNISTA

dr-alison-ximenes-focinhos-urbanos

Médico Veterinário formado na UECE e pós-graduado em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária pela UNIP-SP. Trabalha com reabilitação animal e atua nas áreas de ortopedia, neurologia, fisioterapia e terapia celular. Pioneiro no tratamento com células-tronco para pets no Ceará, sendo membro da equipe nacional Curavet®.

Ver todas as suas publicações

 

COMENTÁRIOS

FOCINHOS NAS REDES

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados à focinhosurbanos.com.br