Samambaia: um ornamento bonito, mas perigoso!

A maioria das pessoas adora plantas, sejam essas grandes, coloridas, em vasos ou suspensas. O problema é: nem todas as plantas fazem bem aos animais de estimação, então é preciso ter cuidado! Por mais que estejamos atentos aos nossos amigos brincalhões de quatro patas, é inevitável que, uma hora ou outra, nos descuidemos dessa vigilância e eles ingiram algo que não devam.

samambaia-intoxicacao-focinhos-urbanos

Com as plantas não são exceção, pois alguns animais tem o hábito de comer plantas dos jardins, vasos ou até mesmo da rua, não apenas por curiosidade (bem comum em filhotes), mas também por uma necessidade natural ou patológica relacionada ao trato digestivo. Pois bem, existem inúmeras plantas que podem fazer mal aos nossos amigos animais, e a samambaia é uma delas. Esta planta é extremamente comum nos lares em geral, sendo utilizada como objeto de ornamentação.

A samambaia possui várias substâncias, mas a principal causadora dos males da intoxicação quando esta planta é ingerida é o glicosídeo cianogênico. Essa substância está presente em alta quantidade nas folhas, em especial nos esporos (aquelas bolinhas embaixo das folhas da samambaia), e pode causar vários tipos de problemas, como: atrofia de retina, doença hemorrágica aguda e deficiência de tiamina. Em animais que já possuem deficiência de vitamina b1 o caso de intoxicação se agrava, pois a samambaia possui uma enzima que decompõe essa vitamina, podendo causar também anemia e problemas cardiovasculares. Além de tudo isso, estudos recentes mostraram que existe uma substância na samambaia chamada Ptaquilosídeo que causa câncer em animais!

Sendo assim, não devemos nos livrar ou deixar de cultivar e adorar a samambaia, longe disso! Mas sim, não permitir o acesso dos nossos animais a elas. Se você mora em apartamento, coloque esta planta suspensa, fora do alcance do seu animalzinho. E, ao perceber o menor sinal de ingestão por parte dos animais, leve-os imediatamente ao médico veterinário. As samambaias são magníficas, porém é melhor para nossos pets aprecia-las a distância!