Comportamento animal: como lidar com cães agressivos em abrigos

Muitas vezes, alguns animais apresentam algum tipo de comportamento mais agressivo. Essas atitudes ocorrem, principalmente, quando eles passam por situações de dificuldades e maus tratos nas ruas. Ao se resgatar um animal com essa característica, é preciso ter bastante paciência e habilidade para poder iniciar um contato mais amistoso, até que a confiança seja conquistada.

 

adestramento-caes-agressivos

 

Infelizmente, muitos abrigos e ONGs protetoras dos animais precisam lidar com essas situações no dia a dia, o que pode dificultar bastante tarefas simples como colocar ração no pote, colocar água, fazer a limpeza do local e conviver com outros animais em um mesmo ambiente – principalmente quando o local não for muito grande.

 

Por se tratar de um problema que atinge abrigos para cães em todo o mundo, a ciência também já voltou os seus olhos para a questão. Um estudo científico demonstrou que treinos de adestramento efetuados dentro dos abrigos aumentaram as chances de adoção. O contato mais próximo com os seres humanos também diminuiu o estresse de cães abrigados.

 

adestramento-caes-agressivos-2

 

O zootecnista e especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, enfrentou o desafio de treinar três cães agressivos no novo quadro do Desafio Pet, que será exibido no dia 24 de julho, a partir das 15 horas, no Programa Eliana, no SBT. Alexandre e a sua equipe estiveram na ONG Clube dos Vira-Latas, em Ribeirão Pires (SP), para tentar ajudar Pirulito, Chris e Pastora, todos SRD, a se relacionarem melhor com as tratadoras e com os demais bichos. A instituição abriga 600 animais e esses eram os piores casos.

 

Não desistir de uma vida, ensinar, ter paciência, saber lidar com as mais diversas e adversas situações são os principais motivadores para os trabalhos em diversos abrigos e ONGs espalhados pelo Brasil. Assista ao quadro e confira dicas e informações importantes para lidar com os focinhos que precisam de um apoio e um carinho mais que especial!