Dicas para o gato não arranhar os móveis!

Os gatinhos são animais maravilhosos e fazem toda a diferença em casa. Eles são alegres, brincalhões e possuem muita personalidade. Porém, uma necessidade que pode deixar muitos tutores nervosos é arranhar as unhas, que geralmente é no sofá, na poltrona, na cadeira. Os gatinhos arranham as unhas para demarcar território, se alongar e afiar um importante instrumento de defesa e caça! Mas, o que fazer para o gato não arranhar os móveis? Separamos algumas dicas:

 

gatos-arranhadores-focinhos-urbanos

 

1) Arranhadores específicos: sem dúvidas, comprar arranhadores específicos para gatos é uma das melhores alternativas para que o felino não utilize os móveis da casa. Os arranhadores são feitos com um material específico, geralmente corda, que os gatinhos adoram. Existem vários formatos que também são projetados especialmente para a alegria dos bichanos. Uma dica é posicionar o arranhador perto do móvel que o gato costuma utilizar. Existem alguns modelos que, inclusive, se encaixam nos móveis, como os feitos para as quinas do sofá.

 

2) Mantenha as unhas do gato sempre aparadas: esse é cuidado que muitos tutores deixam passar, justamente pelo fato do gato arranhar e cuidar das suas unhas. Manter as unhas sempre cortadas e aparadas irá fazer com que o felino diminua a frequência do hábito e, quando o fizer, não cause tantos estragos nos móveis.

 

3) Imponha as regras da casa: ao contrário do que muitas pessoas pensam, os gatinhos também podem e devem ser adestrados. Arranhar a unha no local apropriado é uma das tarefas que o seu bichano pode aprender com facilidade. Se tiver alguma dúvida, procure o seu médico veterinário de confiança. Ele poderá te indicar um adestrador especializado em felinos e também te dar algumas dicas de como impor a autoridade da casa.

 

O seu gatinho, aos poucos, irá se acostumar com a nova rotina e você terá dicas mais felizes e sem preocupações!