Os gatos e suas lambidas!

Quem nunca foi vítima da lambida de um gatinho? Os amantes de felinos, pelo menos, já passaram por várias situações em que as lambidas são constantes e a marca registrada das boas vindas! Mas quais são as principais motivações para esse gesto de carinho? Separamos algumas explicações!

 

lambida-gato-focinhos-urbanos

 

1. Esse era um gesto muito comum da época de filhote: os filhotes eram muito lambidos pela sua mamãe gata e, consequentemente, também a lambiam muito e também os seus irmãos. Ao te lamber, os gatinhos afirmam que te consideram como um membro da família!

 

2. Marcação de território: a lambida da mãe no filhote é uma atitude de pertença, ou seja, demonstra que aquele filhotinho é somente dela. O gatinho entende e aprende esse gesto e acaba replicando em seu tutor. Essa atitude demonstra uma forte ligação entre o animal e os seus papais humanos.

 

lambida-gato-focinhos-urbanos-2

 

3. Lambida é igual carinho: sim! Os gatinhos só lambem aqueles que eles gostam e confiam, ou seja, é um gesto de carinho e muito amor.

 

4. Cuidado com a ansiedade: se o seu gatinho está te lambendo muito, pode ser um sinal de ansiedade! Ele pode fazer isso para te chamar a atenção também, pedindo mais carinho e amor! Afinal, eles são muito carentes, não é mesmo?

 

Quem tem um gatinho em casa sabe o quão saudável e feliz é essa relação. Os gatos são animais intensos e com muito amor para oferecer. Respeite os seus limites e tenha uma vida saudável ao lado do seu felino!