Pets exóticos: o mini pig!

Hoje em dia os animais já fazem parte da família, principalmente os gatos e cachorros. Porém, os animais exóticos já estão conquistando o coração de diversos papais e mamães por aí. Um exemplo são os mini pigs, esses porquinhos super charmosos e carinhosos, que são ótimos companheiros para adultos, crianças e idosos!

 

mini-pig-focinhos-urbanos

 

Separamos algumas dicas para você que está pensando em aumentar a família, mas quer ter um animalzinho diferente pra chamar de filho:

 

1) O mini pig, apesar da nomenclatura, não fica tão pequeno assim quando chegar a fase adulta. Ele irá possuir, em média, 35cm de altura e pesar cerca de 20kg. Então, antes de adquirir esse animalzinho, analise com muito cuidado se você terá espaço em casa para que ele viva confortavelmente. Além do tamanho, eles precisam de espaço para brincar e se exercitar, evitando a obesidade.

 

2) A expectativa de vida de um min pig varia muito, podendo ir dos 15 aos 30 anos. Se bem cuidado, ele viverá por muitos e muitos anos ao seu lado. Então, novamente, essa é uma decisão séria que precisa ser tomada em consenso com todos os moradores da casa. Cuidado para não se atraído por modismos.

 

3) Os porquinhos são animais muito curiosos, por isso, é importante limitar a área da casa onde eles vão ficar, geralmente com um cercadinho. Se deixar eles soltos, com certeza irão procurar diversos objetos e até fiações elétricas para brincar. No cercadinho, coloque uma caixa com serragem, vasilhas de água e comida e um cobertor macio, que irá servir de cama.

 

4) O cardápio do mini pig deve ser variado e controlado, principalmente para evitar o excesso de peso. Separe uma dieta com milho, folhas, frutas e legumes. Também existem rações especiais para mini pigs em pet shops especializados. Porém, é muito importante que você também procure um médico veterinário para te auxiliar nessa tarefa.

 

5) Assim como os cachorros e os gatinhos, os porquinhos também precisam de cuidado com os pelos. Em dias frios, é necessário passar um hidratante para evitar o ressecamento  da pele. Já nos dias quentes, o protetor solar é indispensável. Outro cuidado importante é o banho, que deve ser feito com xampu neutro.

 

6) Para que ele seja um animal comportado, principalmente com as visitas, o adestramento também é muito indicado. Assim como os cachorros e gatos, os porcos são animais extremamente inteligentes e aprendem com facilidade diversos truques.

 

7) Por fim, assim como todo animal, os porquinhos precisam ter o ciclo de vacinação em dia. Não se esqueça de levar sempre ao médico veterinário. Cuidar da saúde do seu novo melhor amigo é essencial.

 

Um porquinho pode ser uma excelente companhia para a sua família. Antes de adquirir o animal, procure saber a procedência dos pais e os cuidados que o pet shop oferece. Esse cuidado é imprescindível para evitar maus tratos e a venda ilegal de animais.