Como proteger sua cadela ou gata da piometra

A piometra é uma afecção no útero de cadelas e gatas, onde além do crescimento excessivo do endométrio (camada interna do útero) temos a presença de conteúdo no lúmen, seja ele muco ou pus, provocando dor e outros sinais clínicos de acordo com a gravidade de cada caso.

A estimulação hormonal durante cada cio, onde este será preparado para uma possível gestação, cria um ambiente perfeito para o crescimento bacteriano. Deve-se ressaltar também que a utilização de anticoncepcionais aumenta a predisposição a piometra.

Os sintomas de piometra podem ser: aumento do consumo de água e da produção de urina, febre, depressão, falta de apetite, perda de peso, aumento do volume abdominal, vômitos e diarreia associados ou não, além de provável secreção uterina.

A piometra é uma infecção gravíssima que pode levar a óbito rapidamente se não houver intervenção do Médico Veterinário, podendo, desse modo, ocorrer o rompimento do útero e uma infecção generalizada.

Quanto ao tratamento, a forma mais segura e eficaz, é a REMOÇÃO CIRÚRGICA do útero e dos ovários, associado a antibióticoterapia.

Se após alguns dias do CIO perceber seu pet com alguns dos sintomas citados, procure um Médico Veterinário.

E a prevenção? Castração! 

Dra. Glauce Medeiros

Médica veterinária formada pela FATENE. Pós-graduanda em Endocrinologia Veterinária. Membro da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária – ABEV. Atua na clinica médica e cirúrgica de pequenos animais. Palestrante de eventos voltados aos tutores de pets com foco na Medicina preventiva. Formada também em  Administração e Pós-graduada em Gestão Escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *