Vale a pena castrar meu gato mesmo depois de adulto?

A resposta é SIM! Com certeza vale a pena castrar um gato mesmo depois de adulto, pois a castração irá prevenir problemas a longo prazo, mesmo no gato em idade adulta.

O ideal mesmo é que a castração seja realizada em idade pré púbere, ou seja, antes do primeiro cio na fêmea e antes da idade de puberdade no macho, pois na fêmea, quando realizada antes do primeiro cio, irá reduzir a praticamente zero as porcentagens de chances dessa gata desenvolver tumores de mama. E no macho, irá prevenir que ele desenvolva alguns comportamentos considerados inadequados: marcação territorial com urina, fugas, brigas com outros gatos e anti socialidade.

Porém, se por algum motivo esse animal não foi castrado na idade ideal e agora você tem dúvidas se vale ou não a pena castra-lo nesse momento, a resposta é Sim. Um felino, independente da idade em que foi submetido a cirurgia de esterilização, sempre irá se beneficiar do procedimento. As fêmeas, param de entrar no cio, o que em gatas acaba sendo muito estressante, para o animal e para o tutor, além de evitar vários problemas relacionados com a montanha russa hormonal: problemas de pele, problemas comportamentais e principalmente a piometra, que é a infecção uterina.

Em machos, mesmo que tardia, a castração reduz significativamente os comportamentos indesejados e observa-se no geral, um gato mais tranquilo, mais caseiro, com redução ou até cessação do comportamento de marcação territorial com urina e mais sociável com outros animais.

No geral, a castração em gatos e gatas aumenta significativamente a expectativa de vida do felino, além de ser a única forma eficaz para o controle populacional, reduzindo consequentemente as taxas de abandono e melhorando a qualidade de vida de todos, animais e tutores. Então, independente da idade do seu gato, CASTRE-O!  

Raquel Garcia

Médica Veterinária formada pela UFERSA-RN. Sócia proprietária da Pró-Vida Animal Clínica Veterinária com atualização em clínica médica de felinos e especialização em andamento em clínica médica e cirúrgica de felinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *