5 curiosidades importantes sobre os bigodes dos gatos

Focinhos felinos são lindos, inteligente, espertos, independentes, além de extremamente fofos. Toda a sua estrutura física chama nossa atenção pela perfeição e elegância. Seus bigodes são um charme que os tornam ainda mais especiais. Quer saber por quê? A gente te conta.

1 – Entenda o que são os bigodes de gatos

Aqueles charmosos bigodinhos que a gente ama olhar são vibrissas. Os pelinhos ficam no rosto do felino e possuem muitas terminações nervosas e são essenciais para que o felino tenha uma vida  com qualidade e segurança.  

Os focinhos felinos possuem em média 24 fios nos bigodes, 12 de cada lado. Mas pode varias de focinho para focinho. Já pensou em contar os do seu bichano?

Este pelos são mais grossos e resistente que os pelos do resto do corpo do felino e podem estar nas bochechas, queixo e acima dos olhos. 

2 – Para que servem os bigodes

Os bigodes possuem diversas funções para os focinhos felinos. Eles auxiliam no equilíbrio. 

Você já deve ter observado que o comprimento do bigode dos focinhos felinos é, na maioria da vezes, correspondente a extensão da parte mais larga do corpinho dele. Isso faz com que o bichano possa calcular a distância e percursos com maior precisão.  Ele sabe exatamente por onde passar sem se machucar. 

Além disso, os gatinhos também conseguem sentir se algum alimento está quente demais antes de comer, isso evita queimaduras ao tentar se alimentar. 

Essas “anteninhas” que eles possuem, são muito importantes para a percepção de informações e orientação dos focinhos felinos. 

3 – Nunca corte os bigodes do seu gato

Os bigodes dos gatinhos não devem ser cortados, pois eles perdem sua “antena” natural e isso gera estresse, desequilíbrio e reduz o tato, que é essencial para que ele realize as atividades do cotidiano normalmente. Sem seus bigodes os gatos perdem a noção especial , capacidade de equilíbrio e podem sofrer quedas durante os saltos. 

Além disso, aquela região possui terminações nervosas e arrancar os bigodes gera muita dor e sofrimento ao focinho felino, por tanto, não deve ser feito isso. 

4 – Nem todos os gatos possuem bigodes

Apesar de ser uma característica dos gatinhos, nem todos possuem bigodes. Raças como Sphynx, que são focinhos completamente desprovidos de pelos não possuem os bigodes/vibrissas. 

Por não possuirem estes pelos mais longos, eles não serão saltadores tão impecáveis ou os melhores caçadores, mas eles adaptam seus corpinhos para se orientar. Utilizam seu corpo esguio e até as orelhas mais compridas como suas “antenas”.

5 – O que os bigodes tem a ver com a saúde dos bichanos

Se os bigodes do seu gato estão quebradiços ou caindo com bastante frequência, pode ser sinal de que algo não vai bem com sua saúde. É importante procurar o médico veterinário para verificar o que está acontecendo.

Quando isso acontece, pode indicar que o focinho esteja com alguma deficiência nutricional ou outra disfunção. Mas não se desespere se encontrar fios pela casa, pois os bichanos trocam os pelos de bigodes, como os outros do corpo e eles crescem novamente, só que de forma um pouco mais lenta.

Quer saber mais curiosidades sobre os focinhos? Acompanhe a gente no Instagram: @focinhosurbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *