Meu cachorro comeu um objeto estranho. E agora?

Focinhos são curiosos e costumam mastigar tudo que encontram pela frente, principalmente na fase de filhotes. Mas o que fazer nessas horas? A gente te conta.

Qualquer veterinário já se deparou com um paciente que ingeriu algum objeto estranho, pois este problema é muito comum em clínicas veterinárias. A lista de objetos é das mais variadas, começando com ossos, passando por brinquedos, roupas, remédios de humanos e muito mais. 

As consequências da ingestão pode variar de acordo com o porte do animal, bem como o tipo de objeto que ele comeu. A artimanha do focinho pode causar engasgos, asfixia ou até mesmo a obstrução de algum órgão. Em todos os casos é necessário o diagnóstico rápido, para o melhor tratamento do problema. 

Geralmente alguns tutores de focinhos aguardam que o objeto seja expelido naturalmente pelas fezes, principalmente se o cão for de grande porte, outros tentam induzir o vômito, para que o animal ponha para fora o objeto ingerido. Alertamos que as duas formas são bem perigosas e podem causar danos à saúde do bichinho. Aguardar “sair naturalmente“ pode não ser a melhor alternativa, pois objeto, ao “passear” pelo corpo do focinho pode perfurar algum órgão. Já induzir o vômito de um objeto cortante pode acarretar na perfuração do esôfago do seu pet.

A coisa certa a se fazer nestes casos é sempre procurar um veterinário, explicar o que aconteceu, pois ele vai saber a melhor forma de lidar com a situação. Os profissionais possuem experiência suficiente para saber o que fazer nessa hora de sufoco.

Mas o que fazer se você não tiver visto o que seu focinho comeu?  Precisa ficar atento aos sinais. Ele pode ter tosse, engasgos, vômitos, diarréia, até mesmo dificuldade de respirar. É muito importante procurar o veterinário caso ele apresenta algum destes sintomas. 

Para prevenir este tipo de acidente, mantenha objetos perigosos fora do alcance do seu focinho. Principalmente quando você não estiver por perto supervisionando. Filhotes, em especial, são destruidores e adoram comer tudo que aparece pela frente, então o cuidado com esses pequenos deve ser redobrado. 

E aí, seu focinho já comeu alguma coisa que não deveria? Siga a gente nas redes sociais e conta pra gente @focinhosurbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *