6 curiosidade sobre patinhas de cães que você precisa saber

Sabe aquela parte dos nossos focinhos que a gente ama? Quando eles vêm chegando e já ouvimos o barulhinho da caminhada ou quando eles passam ela no rosto, fazendo a carinha mais apaixonante da vida. Vamos falar sobre as patinhas dos cães. 

Preparamos uma lista com 6 curiosidades sobre patinhas de cães que todo tutor de focinho precisa saber. Estão preparados? Vamos lá!

1 – Diversos tipos de patas

Dependendo da raça ou até porte do cão, as patinhas deles podem ter diferenças significativas. Essas particularidades ajudam na adaptação a determinados tipo de climas ou locais e facilitam a vida e locomoção dos focinhos. 

Patas mais alongadas, compactas ou palmadas são características de raças específicas, dependendo das suas necessidades para adaptação nos ambientes.

2 – São antitérmicas

Os coxins, também conhecidos como almofadinhas servem não somente para deixar a gente morrendo de fofura. Eles tem a função proteger os tecidos internos de temperaturas extremas. 

Como são formados por uma camada grossa de gordura, costumam ser bem resistentes e ajudam os focinhos a caminhar em solos mais quentes ou frios. 

Mas isso não quer dizer que eles sejam imunes a altas temperaturas. Devemos sempre ter a preocupação de evitar sair com os cães em horários de sol muito forte, pois as patinhas podem sofrer queimaduras e o bichinho irá sentir bastante dor. Portanto, bastante cuidado com isso.

3 – Ajudam a indicar sinais sobre a saúde do pet

Cães estão sempre correndo, brincando ou fazendo algo que a gente acha fofo, mas se seu focinho tem o hábito de lamber bastante ou morder as patinhas, fiquem atentos. Pode ser um alerta para a saúde dele. 

Indicativos de lambeduras ou mordidas nas patas podem ser problemas alérgicos, ansiedade, presença de pulgas, carrapatos, lesões ou até mesmo alguma indicação que eu focinho está entediado ou estressado. É importante observar e conversar com o médico veterinário dele. 

4 – Focinhos transpiram pelas patas

Você sabia que seu focinho transpira pelas patinhas? É isso mesmo! Existem glândulas sudoríparas nas patas dos pets e eles suam por lá. 

5 – Focinhos podem ter chulé

Se você nunca cheirou a patinha do seu focinho, pare tudo que está fazendo e corra para dar um cheiro. Pode estranhar o cheirinho de chulé, mas é a coisa mais maravilhosa deste mundo (mãe de focinho falando). 

Isso acontece porque a região entre os coxins das patas fica mais úmida, principalmente se o focinho tem o hábito de lamber o local. A umidade aumenta a probabilidade de proliferação de microorganismos, causando o famoso chulé. 

Não precisa se preocupar, pois é bem simples de resolver, basta higienizar o local, secar direitinho e pronto, o chulé vai embora. 

6 – Massagem relaxa o seu cãozinho

De vez em quando faça massagens no seu focinho. Hidratar as patinhas massageando com carinho relaxa e melhora a circulação  do seu focinho.

Sem falar que esse momento de carinho irá unir vocês ainda mais e deixar seu focinho feliz, relaxado e com patinhas hidratadas.

E aí, o que achou das curiosidades? Já conhecia ou quer falar sobre alguma que não colocamos aqui? Comenta com a gente no Instagram @focinhosurbanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *